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CEFET-MG

Pós-Defesa de Dissertação

Última modificação: Quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Após a sessão de defesa, o aluno sendo aprovado e a Ata de aprovação sendo entregue pelo orientador na coordenação, a atividade é consolidada pela secretaria no SIGAA, alterando o status da matrícula do aluno de “ATIVO” para “DEFENDIDO”.
No prazo de 60 dias, a contar da data da banca de defesa, o aluno deverá seguir alguns passos até a sua conclusão e emissão do título de Mestre.

Após a banca de defesa, o aluno deverá acessar o seu perfil no SIGAA e submeter a versão corrigida de sua a dissertação acessando o menu “Ensino-> Produções Acadêmicas-> Submeter Teses/Dissertações”.  Na tela aberta, insira o arquivo no formato PDF com as correções necessárias. Escreva no campo “Resumo” informações pertinentes às mudanças realizadas. Clique em “cadastrar”. O arquivo em anexo irá para a revisão do orientador. 

Acompanhe o status dos procedimentos após a defesa através do menu “Ensino -> Produções Acadêmicas – > Acompanhar Procedimentos após Defesa”. 

Você estará no passo 3. Esse passo só estará concluído quando o orientador aprovar a versão corrigida. 

O passo 4 não será realizado pelo SIGAA, pois, por enquanto, o módulo da biblioteca não está em funcionamento. Portanto, após a aprovação do orientador da versão final corrigida, o aluno deverá solicitar sua Ficha Catalográfica na Biblioteca do Campus I do CEFET-MG.

Após esse processo, insira a Ficha catalográfica no corpo da Dissertação, volte novamente ao menu “Ensino -> Produções Acadêmicas -> Submeter Teses/Dissertações”. 

Insira o arquivo e mande cadastrar. Aguarde a aprovação do orientador no passo 6.

Após a conclusão do passo 6 (Aprovação da versão final corrigida da Dissertação com Ficha Catalográfica), acesse o menu “Ensino -> Produções Acadêmicas -> Acompanhar procedimentos após defesa”. O aluno agora deverá assinar eletronicamente o “termo de autorização de publicação”. Verifique os campos a serem preenchidos, escolha se quer deixar a sua dissertação pública ou não, digite sua senha e clique em “Assinar termo de autorização”. 

– Imprimir a versão final da Dissertação e entregar para o orientador 01 cópia da versão final, as outras 02 entregar na secretaria. (tendo em vista o trabalho remoto, a entrega será realizada posteriormente).

Inserir documentos comprobatórios (RG, CPF e Diploma da Graduação). Após adicionar cada documento, selecionando seu tipo e clicando em “Adicionar”, será possível submeter os arquivos. É necessário que os documentos estejam no formato PDF.

OBSERVAÇÕES:

– Os passos detalhados podem ser encontrados no Manual de procedimentos para Defesa e Pós-Defesa.

– É obrigatória a citação à CAPES nos agradecimentos. Link.

– A Folha de Aprovação, parte integrante da versão final da Dissertação, pode ser solicitada na secretaria do programa por e-mail.

– Somente após realizar a entrega e conferência da documentação na secretaria da coordenação e a realização de todos os passos no sistema SIGAA é que será liberada para a SRCA (Secretaria de Registro e Controle Acadêmico) a homologação do diploma.

– O Certificado e o Histórico Final são emitidos pela SRCA localizada no Campus Nova Gameleira. A expedição dessa documentação só é realizada quando a secretaria do programa envia para esse setor a documentação de conclusão do aluno. A pendência de algum passo no sistema bem como de entrega de documentos acarretará atrasos no processo de solicitação do diploma.

Dúvidas: posmat@cefetmg.br