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CEFET-MG

Pós-Defesa de Dissertação

Última modificação: Segunda-feira, 25 de março de 2024

Após a sessão de defesa, o aluno sendo aprovado e a Ata de aprovação sendo entregue pelo orientador na coordenação, a atividade é consolidada pela secretaria no SIGAA, alterando o status da matrícula do aluno de “ATIVO” para “DEFENDIDO”.
No prazo de 60 dias, a contar da data da banca de defesa, o aluno deverá seguir alguns passos até a sua conclusão e emissão do título de Mestre.

Após a banca de defesa, o aluno deverá acessar o seu perfil no SIGAA e submeter a versão corrigida de sua a dissertação acessando o menu “Ensino-> Produções Acadêmicas-> Submeter Teses/Dissertações”.  Na tela aberta, insira o arquivo no formato PDF com as correções necessárias. Escreva no campo “Resumo” informações pertinentes às mudanças realizadas. Clique em “cadastrar”. O arquivo em anexo irá para a revisão do orientador. 

Acompanhe o status dos procedimentos após a defesa através do menu “Ensino -> Produções Acadêmicas – > Acompanhar Procedimentos após Defesa”. 

Você estará no passo 3. Esse passo só estará concluído quando o orientador aprovar a versão corrigida. 

O passo 4 não será realizado pelo SIGAA, pois, por enquanto, o módulo da biblioteca não está em funcionamento. Portanto, após a aprovação do orientador da versão final corrigida, o aluno deverá solicitar sua Ficha Catalográfica na Biblioteca do Campus I do CEFET-MG.

Após esse processo, insira a Ficha catalográfica no corpo da Dissertação, volte novamente ao menu “Ensino -> Produções Acadêmicas -> Submeter Teses/Dissertações”. 

Insira o arquivo e mande cadastrar. Aguarde a aprovação do orientador no passo 6.

Após a conclusão do passo 6 (Aprovação da versão final corrigida da Dissertação com Ficha Catalográfica), acesse o menu “Ensino -> Produções Acadêmicas -> Acompanhar procedimentos após defesa”. O aluno agora deverá assinar eletronicamente o “termo de autorização de publicação”. Verifique os campos a serem preenchidos, escolha se quer deixar a sua dissertação pública ou não, digite sua senha e clique em “Assinar termo de autorização”. 

– Imprimir a versão final da Dissertação e entregar 01 versão para a secretária. (Atendimento secretaria).

Inserir documentos obrigatórios. Após adicionar cada documento, selecionando seu tipo e clicando em “Adicionar”, será possível submeter os arquivos. É necessário que os documentos estejam no formato PDF. Os documentos que devem ser inseridos são: RG, CPF, Diploma de Graduação, Certidão de Nascimento/Casamento, Ata de aprovação de defesa de dissertação e Nada consta da biblioteca. Caso tenha dúvida ou não possua algum documento, entrar em contato com a secretaria. 

CONCLUSÃO

– Entregar 01 cópia da versão final na secretaria do programa.

– Enviar o comprovante emitido pelos editores do periódico científico ou documento equivalente que comprove o aceite ou publicação do artigo, conforme Art. 8° §1°, 2° e 3° da Instrução Normativa POSMAT 02/23, de 14 de fevereiro de 2023.

– O diploma é emitido digitalmente e enviado para o e-mail cadastrado no SIGAA, em caso de necessitar alteração entrar em contato com a secretaria do programa.

– Caso necessite de algum documento de conclusão antes da emissão do diploma entrar em contato com a Secretaria de Registro localizada no Campus II (cra-ng@cefetmg.br / (31) 3319-6731). A expedição dessa documentação só é realizada quando a secretaria do programa envia para esse setor a documentação de conclusão do aluno. A pendência de algum passo no sistema bem como de entrega de documentos acarretará atrasos no processo de solicitação do diploma.

OBSERVAÇÕES:

– Os passos detalhados podem ser encontrados no Manual de procedimentos para Defesa e Pós-Defesa.

– É obrigatória a citação à CAPES nos agradecimentos. Link.

– A Folha de Aprovação, parte integrante da versão final da Dissertação, pode ser solicitada na secretaria do programa por e-mail.

– Somente após realizar a entrega e conferência da documentação na secretaria da coordenação e a realização de todos os passos no sistema SIGAA é que será liberada para a SRCA (Secretaria de Registro e Controle Acadêmico) a homologação do diploma.

Dúvidas: posmat@cefetmg.br