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CEFET-MG

Guia do Aluno

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais

Coordenador: Prof. Cláudio Turani Vaz
claudiovaz@cefetmg.br

Subcoordenador: Prof. Wellington Lopes
wellingtonlopes@cefetmg.br

Secretaria do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Materiais

Horário de Funcionamento:
10h00 às 18h00

Contato:
E-mail: posmat@dppg.cefetmg.br
Tel: (31) 3319-7155

Localização:
Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAT)
Av. Amazonas, 5253
Nova Suiça, Belo Horizonte – MG
CEP: 30.421-169

 

Entrega do Atestado Mensal de Frequência:

O aluno bolsista do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais deverá entregar até o dia 27 de cada mês o Atestado Mensal de Frequência. A não entrega desse documento poderá acarretar a suspensão da bolsa.

Solicitação para Aproveitamento de Créditos em Disciplina:

O aluno deverá preencher o Requerimento de Aproveitamento de Crédito em Disciplina, colher a assinatura do orientador e entregar na secretaria do programa juntamente ao comprovante de conclusão da disciplina. A solicitação será avaliada pelo Coordenador e Colegiado do curso.

Solicitação para Trancamento de Matrícula em Disciplina:

O aluno deverá preencher o Requerimento de Trancamento de Matrícula em Disciplina, colher a assinatura do orientador e entregar na secretaria do programa. Este requerimento deverá ser entregue até, no máximo, 30 dias após o início das aulas. A solicitação será avaliada pelo Coordenador e Colegiado do curso.

Solicitação para Inclusão de Orientador:

O aluno deverá preencher o Requerimento de Inclusão de Coorientador, colher a assinatura do orientador e entregar na secretaria do programa. A solicitação será avaliada pelo Coordenador do curso.

Solicitação de Prorrogação do Prazo de Defesa da Qualificação:

O aluno deverá preencher o Requerimento de Prorrogação do Prazo para Defesa de Qualificação, colher assinatura do orientador e anexar ao requerimento a justificativa para a solicitação,  o parecer do orientador referente à solicitação e o cronograma das atividades que serão realizadas. A solicitação será avaliada pelo Coordenador e Colegiado do curso.

Solicitação de Prorrogação do Prazo de Defesa da Dissertação:

O aluno deverá preencher o Requerimento de Prorrogação do Prazo para Defesa da Dissertação, colher assinatura do orientador e anexar ao requerimento o plano e cronograma de trabalho detalhado das atividades que deverão ser realizadas no período suplementar com informações sobre o estágio atual da pesquisa, a justificativa para a prorrogação e o parecer do orientador.

Defesa de Proposta de Qualificação:

O aluno deverá preencher o Requerimento de Defesa de Qualificação de Mestrado, colher a assinatura do orientador e entregar na secretaria do programa. Caso a banca examinadora tenha algum membro externo, é necessário entregar, junto ao requerimento, a primeira página impressa do Lattes do componente. O aluno terá até o dia da apresentação para enviar por e-mail (posmat@dppg.cefetmg.br) o título, resumo e palavras-chave em português e inglês do trabalho para que a banca seja cadastrada no sistema.

Defesa de Dissertação:

O aluno deverá preencher o Requerimento de Defesa de Dissertação, colher a assinatura do orientador e entregar na secretaria do programa juntamente ao histórico escolar impresso. aso a banca examinadora tenha algum membro externo, é necessário entregar, junto ao requerimento, a primeira página impressa do Lattes do componente. O aluno terá até o dia da apresentação para enviar por e-mail (posmat@dppg.cefetmg.br) o título, resumo e palavras-chave em português e inglês do trabalho para que a banca seja cadastrada no sistema.

 Procedimentos da Qualificação e Defesa:

O aluno que tiver quaisquer dúvidas acerca dos procedimentos para defesas e entrega da dissertação final, deverá acessar o Manual de Procedimentos: Qualificação de Mestrado e Defesa Pública de Dissertação.

Solicitação do diploma do Mestrado:

O aluno deverá requerer o diploma diretamente pela Secretaria de Registro Acadêmico localizada no Campus II (3319-6770). A expedição dessa documentação só é realizada quando a secretaria do programa solicita a homologação do diploma pelo SIGAA e envia para esse setor a documentação de conclusão do aluno. A pendência de algum passo no sistema bem como de entrega de documentos acarretará atrasos no processo de solicitação do diploma.