CEFET-MG

Área de concentração

Área de concentração e linhas de pesquisa

 

LINHA DE PESQUISA EM BIOMATERIAIS

A linha de pesquisa em Biomateriais enfoca a realização de pesquisas voltadas para a análise do comportamento biológico e mecânico de biomateriais e biosensores. A linha de pesquisa trata da obtenção e desenvolvimento desses biomateriais para área da saúde humana e/ou animal, que incluindo caracterização e das propriedades relevantes: biocompatibilidade e biofuncionalidade para aplicações biomédicas específicas (enxertos e engenharia de tecidos), além disto, tem como objetivo ainda o desenvolvimento de sensores para otimização de processos.

LINHA DE PESQUISA EM SELEÇÃO, PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO

Nesta linha de pesquisa em Seleção, Processamento e Caracterização têm-se como metas a pesquisa dos diversos tipos de materiais (metais, cerâmicos, polímeros e compósitos) e os aspectos de viabilidade técnica e econômica da cadeia produtiva, buscando desenvolver soluções para os desafios pertinentes a área da Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T & I) dos Materiais. No âmbito da pesquisa e desenvolvimento (P&D) até a etapa de projeto piloto e execução e desempenho no ambiente industrial. Esta linha de pesquisa inclui as sublinhas de pesquisa em Materiais Metálicos e Materiais Não-Metálicos.

LINHA DE PESQUISA RECICLAGEM

Esta linha trata dos fundamentos da Ciência dos Materiais na reciclagem dos diversos tipos de materiais, bem como do aproveitamento de rejeitos poliméricos, cerâmicos e metálicos e otimização das propriedades para diferentes materiais e compostos. Os objetivos desta linha são investigar o planejamento e projeto de processos mais eficientes no uso dos materiais e do tempo e desenvolver componentes e novos materiais de alto desempenho para aplicações diversas, reduzindo a emissão de resíduos e geração de impactos ambientais.