CEFET-MG

Sobre o curso

O curso de Mestrado em Engenharia de Materiais compõe-se de disciplinas, de atividades e de dissertações. O regime acadêmico do curso é o regime de créditos por disciplina, sendo que a oferta dessas disciplinas será realizada semestralmente. As disciplinas são classificadas, quanto à sua natureza de matrícula, em obrigatórias e optativas, tendo um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 15 (quinze) horas de aulas. As disciplinas do Curso são ministradas através de aulas teóricas e/ou práticas, admitindo-se a adoção de procedimentos didáticos peculiares a cada uma, de modo a assegurar ao aluno liberdade de iniciativa e participação ativa em seu processo de aprendizagem e, ao docente, livre arbítrio acadêmico, respeitados os instrumentos legais aprovados pelo Colegiado de Curso para cada uma das disciplinas. Essas disciplinas estão organizadas em módulos de formação.

O módulo de formação geral é composto pelas disciplinas obrigatórias (i) Caracterização e Deterioração dos Materiais e (ii) Metodologia da Pesquisa. Nesse módulo também fazem parte as disciplinas optativas (iii) Ciência dos Materiais, (iv) Ensaios de Materiais, (v) Física dos Materiais e (vi) Planejamento Experimental. Todas as disciplinas do módulo de formação geral são compostas por 3 créditos e o aluno ingressante tem como requisito para a qualificação de dissertação o cumprimento do número mínimo de 12 créditos nesse módulo, salvo aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente em outros programas aprovado pelo colegiado.

Outro módulo do curso é o de formação específica. Nesse módulo as disciplinas estão agrupadas por linha de pesquisa. As linhas de pesquisa são (a) Biomateriais; (b) Seleção, Processamento e Caracterização e (c) Reciclagem. Na linha de pesquisa Bio materiais são ofertadas as disciplinas (i) Biomateriais e Engenharia de Tecidos e (ii) Interação entre Materiais e Hospedeiro. Na linha de pesquisa Seleção, Processamento e Caracterização são ofertadas as disciplinas (iii) Fundamentos da Transformação Mecânica dos Metais; (iv) Introdução aos Materiais Cerâmicos; (v) Fundamentos de Metalurgia Física e Processamento Térmico dos Metais; (vi) Estrutura e Processamento de Cerâmicas; (vii) Introdução aos Materiais Poliméricos e Compósitos; (viii) Seleção de Materiais; (ix) Estrutura, Propriedades em Processamento de Polímeros. Na linha de pesquisa Reciclagem são ofertadas as disciplinas (x) Reciclagem de Resíduos Sólidos Industriais, Urbanos e Hospitalares; (xi) Gestão Ambiental e Responsabilidade Social e (xii) Tratamento de Efluentes. Existem ainda disciplinas ofertadas com tópicos especiais e são elas: (xiii) Tecnologia da Soldagem, (xiv) Engenharia de Superfície e Desgaste, (xv) Tratamentos térmicos de ligas metálicas e (xvi) Análise Experimental de Tensões. As disciplinas ofertadas no modulo de formação específica são compostas por 3 créditos. O número mínimo de créditos necessário a serem cursado no módulo formação especifica são 9, sendo necessário que pelo menos 2 (duas) disciplinas sejam cursadas na linha de pesquisa de origem do aluno.

O terceiro e último módulo é o modulo de elaboração de dissertação. Depois de concluído os créditos dos módulos formação geral e formação específica é obrigatório a matricula em uma disciplina ou atividade de pesquisa deste módulo em cada semestre. As disciplinas desse modulo são (i) Elaboração do Projeto de Pesquisa (2 créditos), (ii) Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa (2 créditos) e (iii) Atividades de Projeto de Pesquisa (não tem crédito ou diário). Para conclusão do curso de mestrado em Engenharia de Materiais são necessários 30 créditos, sendo que a defesa de dissertação contabiliza 5 créditos.

O Regulamento do curso de Mestrado em Engenharia de Materiais permite o aproveitamento de créditos cursados em outros programas de Pós-graduação. O aproveitamento é realizado por meio de requerimento do aluno e necessita de aprovação do orientador e colegiado de curso. Ainda de acordo com o regulamento, a defesa pública é um requisito para conclusão do curso e compõe-se de duas etapas: defesa de Qualificação de Mestrado e defesa pública de Dissertação. A defesa, em ambas as etapas é realizada sob a denominação de Concurso Público, ocasião em que a Dissertação é apreciada pela Banca Examinadora. Os trabalhos de Dissertação deverão seguir os padrões estabelecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. A defesa pública de Dissertação é atividade obrigatória a ser cumprida pelos discentes do Curso, constituindo-se com requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Engenharia Materiais.

Os exames de defesa de Qualificação de Mestrado e de defesa de Dissertação são realizados em sessões públicas devidamente divulgada, assegurado o livre acesso a todos aqueles que venham a se interessar pelos respectivos temas. A defesa de Qualificação de Mestrado deverá ser realizada, no máximo, até o 16º mês contados à partir da data de ingresso regular no Programa, após terem sido integralizados todos os créditos exigidos, cujo objeto é o seu Projeto de Dissertação. A defesa de Qualificação de Mestrado constará de uma apresentação oral, perante uma Comissão, do Projeto de Dissertação do aluno, seguida da apresentação de questões pelos membros da Comissão, a serem respondidas pelo aluno.

A defesa de Qualificação de Mestrado deve seguir as normas estabelecidas pelo Colegiado. A Comissão para a defesa de Qualificação de Mestrado será constituída do Orientador (como Presidente), Co-orientador (se houver) e de no mínimo mais 2 (dois) membros, portadores do grau de doutor, dos quais um, preferencialmente, não pertença ao quadro de docentes do CEFET/MG e seja vinculado a um Programa de Pós-Graduação stricto sensu. A solicitação para composição da banca examinadora e para o agendamento da sessão pública de defesa de Qualificação de Mestrado deverá ser apresentada em formulário próprio e trabalho impresso para cada membro da banca e para Coordenação do curso com, no mínimo, 21 dias de antecedência da data prevista para a sessão pública de defesa. Será considerado aprovado na defesa de Qualificação de Mestrado, o candidato que obtiver aprovação unânime da Comissão Examinadora.

A solicitação para prorrogação do prazo para a defesa de Qualificação de Mestrado deverá ser formalizada à Coordenação do Curso em formulário próprio com antecedência mínima de 45 dias do prazo limite previsto para a defesa da mesma. A composição da banca deve ser previamente aprovada pelo Colegiado do POSMAT. Na falta ou impedimento do orientador, o Colegiado do Programa designará um substituto para presidir os trabalhos de defesa de Qualificação de Mestrado. A aprovação na defesa de Qualificação de Mestrado é considerada requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Engenharia de Materiais.

O aluno do Mestrado deverá se submeter à defesa da Dissertação, até o final do seu segundo ano de mestrado, após ter cumprido todos os requisitos prévios do POSMAT, com aprovação. A Dissertação do Mestrado deverá basear-se em trabalho de pesquisa e revelar domínio do tema, da metodologia e da literatura relevante, bem como capacidade de sistematização e deverá oferecer contribuição à área de conhecimento em que se situa. O texto da Dissertação deve seguir as normas estabelecidas pelo Colegiado, que se encontram no site do POSMAT. A defesa da Dissertação será feita perante uma Comissão Examinadora, constituída do Orientador (como Presidente), do Co-Orientador (se houver), de no mínimo um docente credenciado ao Programa e de no mínimo mais 1 (um) membro, portador do título de Doutor ou grau equivalente, preferencialmente, que não pertença ao quadro de docentes do CEFET/MG e seja vinculado a um Programa de Pós-Graduação stricto sensu. A critério do Colegiado do Programa poderá ser aprovado a formação da Comissão Examinadora somente com a presença de membros pertencente ao quadro de docentes do CEFET/MG.

Antes da constituição de banca examinadora e o agendamento da sessão pública de defesa da Dissertação, será verificado se o candidato já cumpriu os demais requisitos parciais para a obtenção do título de Mestre em Engenharia de Materiais, quais sejam: a integralização dos créditos em disciplinas. A solicitação para composição da banca examinadora e para o agendamento da sessão pública de defesa da Dissertação deverá ser apresentada em formulário próprio com, no mínimo, 30 dias de antecedência da data prevista para a sessão pública de defesa. A composição da banca deve ser previamente aprovada pelo Colegiado do POSMAT. Na falta ou impedimento do orientador, o Colegiado do Programa designará um substituto para presidir os trabalhos de defesa da Dissertação.

O processo de defesa da Dissertação só poderá ser agendado mediante o Termo de Aprovação de defesa de Qualificação de Mestrado, em conformidade com o disposto no Artigo 42 do Regulamento do POSMAT e ter integralizado o total dos créditos em disciplinas, em conformidade com o disposto no Artigo 33 do Regulamento do POSMAT. Em caso de insucesso na sessão pública de defesa, ou seja, o candidato foi Reprovado, O Colegiado do Curso poderá conceder ao Candidato a oportunidade de nova defesa, sendo consideradas as observações apresentadas pela banca examinadora e o período máximo de integralização do Curso, 30 meses, incluindo prorrogação, conforme disposto no Artigo 43 do Regulamento do Curso de Mestrado em Engenharia de Materiais.

O prazo limite previsto para a conclusão do Curso é de 24 meses, contados a partir da data de início das atividades do mestrando como aluno regular. O aluno poderá solicitar a prorrogação do prazo por no máximo de 06 (seis) meses. A solicitação deverá ser realizada em formulário próprio com antecedência .mínima de 60 dias do prazo limite previsto para a defesa da Dissertação. A versão final da Dissertação, em formato padrão definido pelo Colegiado do Curso, deverá ser entregue na Secretaria do Curso em até 60 dias, contados a partir da data da sessão pública de defesa.

A entrega da versão final deverá atender ao especificado nos Art. 51 e 52 do Regulamento do Curso. O(A) mestre(a) deverá elaborar três exemplares da Dissertação conforme os padrões estabelecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais para ser entregue à Coordenação do Programa, acompanhado do respectivo CD com a cópia da Dissertação em arquivo único no formato PDF. O orientador deverá encaminhar à Coordenação do Curso um comprovante, emitido pelos editores do periódico científico, atestando a submissão e/ou publicação durante o período de Mestrado do artigo completo em periódicos no Qualis-CAPES (A1; A2; B1; B2; ou B3) ou em Congressos reconhecidos em co-autoria entre aluno e orientador, que seja referente à temática/problemática tratada na Dissertação. O não cumprimento do prazo e das exigências acima torna nulo o resultado da sessão pública de defesa da Dissertação.