MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Sobre o curso

Última modificação: Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Disciplinas

O curso de Mestrado em Engenharia de Materiais compõe-se de disciplinas, de atividades e de dissertações. O regime acadêmico do curso é o regime de créditos por disciplina, sendo que a oferta dessas disciplinas será realizada semestralmente. As disciplinas são classificadas, quanto à sua natureza de matrícula, em optativas, tendo um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 15 (quinze) horas de aulas. As disciplinas do Curso são ministradas através de aulas teóricas e/ou práticas, admitindo-se a adoção de procedimentos didáticos peculiares a cada uma, de modo a assegurar ao aluno liberdade de iniciativa e participação ativa em seu processo de aprendizagem e, ao docente, livre arbítrio acadêmico, respeitados os instrumentos legais aprovados pelo Colegiado de Curso para cada uma das disciplinas. Essas disciplinas estão organizadas em módulos.

Módulo de Disciplinas

O módulo de disciplinas compreende as atividades didáticas optativas e visa proporcionar uma visão geral a respeito das áreas de concentração do curso além de preparar o aluno para sua formação como pesquisador. O aluno regular deverá cumprir, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre, 18 créditos nas disciplinas relativas à esse módulo.

Módulo de Elaboração do Projeto de Pesquisa

O Módulo de Elaboração do Projeto de Pesquisa compreende atividades que proporcionam ao Orientador mecanismos de acompanhamento constante e sistemático das atividades de elaboração de projeto de dissertação do orientado. (02 créditos)

Módulo de Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa

O Módulo de Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa compreende atividades que proporcionam ao Orientador mecanismos de acompanhamento constante e sistemático das atividades de desenvolvimento do trabalho de pesquisa do orientado. (02 créditos)

Módulo de Defesa

O Módulo de Defesa compreende a atividade de Defesa Pública de Dissertação e a entrega da versão final da dissertação.

Aproveitamento de Créditos

O Regulamento do curso de Mestrado em Engenharia de Materiais permite o aproveitamento de créditos cursados em outros programas de Pós-graduação. O aproveitamento é realizado por meio de requerimento do aluno e necessita de aprovação do orientador e colegiado de curso.

Qualificação de Mestrado e Defesa Pública de Dissertação

Ainda de acordo com o regulamento, a defesa pública é um requisito para conclusão do curso e compõe-se de duas etapas: defesa de Qualificação de Mestrado e defesa pública de Dissertação. A defesa, em ambas as etapas é realizada sob a denominação de Concurso Público, ocasião em que a Dissertação é apreciada pela Banca Examinadora. Os trabalhos de Dissertação deverão seguir os padrões estabelecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. A defesa pública de Dissertação é atividade obrigatória a ser cumprida pelos discentes do Curso, constituindo-se com requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Engenharia Materiais.

Os exames de defesa de Qualificação de Mestrado e de defesa de Dissertação são realizados em sessões públicas devidamente divulgada, assegurado o livre acesso a todos aqueles que venham a se interessar pelos respectivos temas. A defesa de Qualificação de Mestrado deverá ser realizada, no máximo, até o 12º mês contados à partir da data de ingresso regular no Programa, após terem sido integralizados todos os créditos exigidos, cujo objeto é o seu Projeto de Dissertação. A defesa de Qualificação de Mestrado constará de uma apresentação oral, perante uma Comissão, do Projeto de Dissertação do aluno, seguida da apresentação de questões pelos membros da Comissão, a serem respondidas pelo aluno.

A defesa de Qualificação de Mestrado deve seguir as normas estabelecidas pelo Colegiado. A Comissão para a defesa de Qualificação de Mestrado será constituída do Orientador (como Presidente), Co-orientador (se houver), no mínimo 01 (um) membro do Programa e 01 (um) membro externo ao Programa. A solicitação para composição da banca examinadora e para o agendamento da sessão pública de defesa de Qualificação de Mestrado deverá ser realizada via sistema SIGAA pelo orientador do discente e entregue para cada membro da banca o trabalho impresso para cada  com, no mínimo, 21 dias de antecedência da data prevista para a sessão pública de defesa. Será considerado aprovado na defesa de Qualificação de Mestrado, o candidato que obtiver aprovação unânime da Comissão Examinadora.

A composição da banca deve ser previamente aprovada pelo Colegiado do POSMAT. Na falta ou impedimento do orientador, o Colegiado do Programa designará um substituto para presidir os trabalhos de defesa de Qualificação de Mestrado. A aprovação na defesa de Qualificação de Mestrado é considerada requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Engenharia de Materiais.

O aluno do Mestrado deverá se submeter à defesa da Dissertação, até o final do seu segundo ano de mestrado, após ter cumprido todos os requisitos prévios do POSMAT, com aprovação. A Dissertação do Mestrado deverá basear-se em trabalho de pesquisa e revelar domínio do tema, da metodologia e da literatura relevante, bem como capacidade de sistematização e deverá oferecer contribuição à área de conhecimento em que se situa. O texto da Dissertação deve seguir as normas estabelecidas pelo Colegiado, que se encontram no site do POSMAT. A defesa da Dissertação será feita perante uma Comissão Examinadora, constituída do Orientador (como Presidente), do Co-Orientador (se houver), de no mínimo um docente credenciado ao Programa e de no mínimo mais 1 (um) membro, portador do título de Doutor ou grau equivalente, preferencialmente, que não pertença ao quadro de docentes do CEFET/MG e seja vinculado a um Programa de Pós-Graduação stricto sensu. A critério do Colegiado do Programa poderá ser aprovado a formação da Comissão Examinadora somente com a presença de membros pertencente ao quadro de docentes do CEFET/MG.

Antes da constituição de banca examinadora e o agendamento da sessão pública de defesa da Dissertação, será verificado se o candidato já cumpriu os demais requisitos parciais para a obtenção do título de Mestre em Engenharia de Materiais, quais sejam: a integralização dos créditos em disciplinas, ter sido aprovado no exame de qualificação, publicação ou aceite de trabalho completo para publicação em revista especializada classificada pelo sistema Qualis da CAPES relativo à área “Engenharias II” com classificação A1, A2, B1, B2 ou B3 no ano vigente. A solicitação para composição da banca examinadora e para o agendamento da sessão pública de defesa da Dissertação deverá ser realizada via sistema SIGAA com, no mínimo, 30 dias de antecedência da data prevista para a sessão pública de defesa. A composição da banca deve ser previamente aprovada pelo Colegiado do POSMAT. Na falta ou impedimento do orientador, o Colegiado do Programa designará um substituto para presidir os trabalhos de defesa da Dissertação.

Prorrogação de prazo

O prazo limite previsto para a conclusão do Curso é de 24 meses, contados a partir da data de início das atividades do mestrando como aluno regular. O aluno poderá solicitar a prorrogação do prazo por no máximo de 06 (seis) meses. A solicitação deverá ser realizada em formulário próprio com antecedência mínima de 60 dias do prazo limite previsto para a defesa da Dissertação. A solicitação para prorrogação do prazo para a defesa de Qualificação de Mestrado deverá ser formalizada à Coordenação do Curso em formulário próprio com antecedência mínima de 45 dias do prazo limite previsto para a defesa da mesma.

Versão Final da Dissertação

A versão final da Dissertação, em formato padrão definido pelo Colegiado do Curso, deverá ser entregue na Secretaria do Curso em até 60 dias, contados a partir da data da sessão pública de defesa.

O(A) mestre(a) deverá elaborar três exemplares da Dissertação conforme os padrões estabelecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais para ser entregue à Coordenação do Programa. O não cumprimento do prazo e das exigências acima torna nulo o resultado da sessão pública de defesa da Dissertação.